Pular para o conteúdo principal

Foco + A Arte de Fazer Acontecer

Nestes últimos tempos, acabei lendo dois livros com temas relacionados, Foco e A Arte de Fazer Acontecer. Foco foi uma leitura inédita, enquanto que o livro do GTD foi uma releitura.

Foco foi uma leitura valorosa, mas incômoda de fazer, porque perceber que eu não estava focada na leitura, e ter o autor pontuando isso, foi bem frustrante.

Ele explora várias pesquisas e fala sobre vários assuntos relacionados ao foco. Se me pedissem para explicar todo o raciocínio desenvolvido no livro, eu não seria capaz (oi, foco!), mas faz sentido todas as relações que ele faz ao longo do livro.

Ele me chamou a atenção porque eu dava de cara com ele aonde quer que eu fosse. É como se ele me dissesse que preciso de foco. Finalmente adquiri numa promoção da Amazon, no formato e-book. Eu sou daquelas que gosta de dizer que consegue multitarefar, prática bem repudiada hoje.

Um dos experimentos, explorados no livro, que mais me marcou foi feito com crianças. Era oferecido um marshmallow e se a criança conseguisse esperar dez minutos sem comer, ganharia dois. Ele explica que as crianças que conseguiam esperar, eram aquelas que tiravam o foco do doce para colocar em outra coisa. E depois, quando crescidas, eram as mais bem sucedidas.

Enfim, foi um tapa na cara e uma boa leitura, cheia de dados interessantes. Provavelmente, daqui um tempo, lerei novamente.

A minha releitura de A Arte de Fazer Acontecer teve início pelo mesmo motivo, dei de cara com o livro. Era época de fim de ano e desde outubro eu estava bem desorganizada e sem disposição.

De cara eu já aviso que eu não aplico o GTD de maneira completa na minha vida. Principalmente porque é um sistema cheio de detalhes e numa primeira leitura, não captei toda a mensagem do autor. O que ajuda nessa empreitada é o blog Vida Organizada, onde a Thais esmiuça os conceitos do GTD. Assim, vou indo por partes.

Pra mim é um grande atrativo a possibilidade de viver com a mente clara como água, ou seja, viver sabendo que está tudo sob controle, todas as informações estão armazenadas e serão lembradas quando necessário. Posso estar errada, mas "mente clara como água" é o equivalente de "estado de fluxo" referido no livro Foco, quando sua mente está totalmente presente na atividade que você está realizando no momento, bastante notável em atletas de alto desempenho.

Depois da releitura, eu continuo sem implementar o GTD na sua completude, mas consegui voltar ao estado de organização de antes, me sentir mais no controle da minha vida.

Os dois livros valem a leitura para quem quiser tirar melhor proveito da vida, porque, se tem uma coisa que eu aprendi nessa minha tentativa de ser organizada é que o tempo passa independentemente da sua vontade e sem organização, não será você que escolherá os rumos da sua vida; o tempo continuará passando, a vida acontecendo e as grandes decisões não serão tomadas de maneira consciente. 

"A goal without a plan is just a wish." Antoine de Saint-Exupéry


Siga o blog!
Instagram | Skoob | Twitter | Youtube



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.