Pular para o conteúdo principal

Resenha | Fale! - Laurie Halse Anderson


Editora: Valentina
Páginas: 248
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Publicado em 1999.


Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Esse é um livro que trata de um assunto delicado. E embora não seja "revelado" até um bom bocado do livro, fica claro para o leitor que se trata de estupro.

Na verdade, o livro trata das consequências de tal crime. Construindo ao redor de Melinda todo o terror psicológico que ela passa a sofrer depois de uma festa inocente da qual ela participou.

Nesta festa, Melinda liga para a polícia, mas não aguenta ficar para prestar declarações, então foge. Todos os seus colegas estão brabos com ela, já que ela acabou com a diversão de todo mundo, inclusive levando alguns a serem presos. Isolada, sem falar com ninguém, depois da tal festa, Melinda volta das férias diferente.

O livro vai tratar especialmente do silêncio da personagem e da sua redenção, gradativa, através das aulas de arte. Trata também da culpa que ela sente e do peso do julgamento dos colegas.

Este livro foi adaptado para os cinemas, com o título de "O silêncio de Melinda". Ambas as obras são bem fortes, problematizando a situação da cultura do estupro. Na minha opinião, deve ser lido.


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.