Pular para o conteúdo principal

Resenha | Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Editora: Novo Século
Páginas: 328
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Publicado originalmente em 2012 com o título de Eleanor & Park


Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


Eu já li Fangirl da mesma autora e tinha me decepcionado um pouco, então, fui reticente para a leitura de Eleanor & Park. Entretanto, nem precisava ter tido cuidado, eu adorei a história desse casal de adolescentes.

O livro se passa na década de 80, com direito a discman e tudo - essas coisas me deixam nostálgica, eu tinha um discman na infância. E a narrativa se divide em capítulos da Eleanor e capítulos do Park e uma das coisas que eu mais gostei é que não é uma divisão muito certinha, as vezes uma mesma cena vai sendo narrada pelos dois, então você tem os pensamentos dos dois sobre aquela mesma situação. Acho que em parte é por isso que o livro é tão apaixonante.

Então, ambos se conhecem quando pegam o mesmo ônibus para a escola. Eleanor senta ao lado de Park e Park nota que ela fica espichando o olho para ler junto com ele os quadrinhos que ele traz para ler no caminho. Tudo vai acontecendo devagarinho e conquistando o leitor.

Depois, o relacionamento deles vai evoluindo, eles vão compartilhando coisas sobre sua situação em casa. Tudo muito suave, muito bem dosado. E culmina num final desesperador - isso não necessariamente significa desgraça, ok? Mas é um final que choca.

Eleanor tem uma vida em casa bastante conturbada, ela precisa escapar daquela situação de qualquer forma. É uma situação parecida com a que acontece em Proibido, da Thabita Suzuma, com relacionamentos abusivos. Então, existe um contraste entre o amor puro do casal e o amor viciado com a família.

A graça do livro não é nenhuma novidade, mas ele tem o gosto de amor adolescente, de simplicidade, de realidade. Como eu falei antes, a construção das cenas e perspectivas, um ajudando ao outro, a vagarosidade dos acontecimentos, tudo vai dando uma impressão bastante real para a leitura. É aquele livro que você quer ter em mãos quando está se sentindo sentimental, nostálgico ou precisando de uma dose de amor na vida.


E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog no Google Friend Connect.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.