Pular para o conteúdo principal

Resenha | Trash - Andy Mulligan


Editora: Cosac Naify
Páginas: 223
Estrelas: ✬✬✬✬✬
Publicado originalmente em 2010 com o título de Trash


Não por acaso, Raphael, Gardo e Rato são adolescentes que vivem e trabalham no lixão de Behala, situado em um país de terceiro mundo não nomeado, mas que poderia ser qualquer um da América Latina. A ocupação deles é revirar o lixo em busca de plástico e papel, de onde tiram o sustento da família. Dia após dia, sabem exatamente o que encontrarão: barro e mais barro. Ainda assim, sempre esperam por algo surpreendente, que altere essa difícil realidade. Até que eles enfim têm um dia de sorte – mas o bilhete premiado se mostra muito mais perigoso do que parecia. O segredo está em uma bolsa encontrada em meio ao lixo, contendo um documento, algum dinheiro e uma chave dourada que pode abrir todas as portas da miséria que os enclausura – ou fechá-las para sempre.

Esse é um caso daquelas pequenas maravilhas que encontramos por acaso, no mundo da literatura. Eu assisti à resenha da Isa do LidoLendo sobre este livro e comprei em uma promoção.

O que me chamou atenção primeiro foi a capa maravilhosa. Representando o título, a capa parece trash, toda suja.

Com múltiplos narradores, aos poucos nós vamos conhecendo a história de Raphael, Gardo e Rato, mas também a história de Behala e de seus moradores. Os meninos são catadores de lixo, trabalhando de sol a sol, morando no lixão e sendo tratados como lixo.

Um dia, policiais aparecem em Behala, procurando uma pequena carteira que tinha sido trazida no lixo de ontem, prometendo recompensas para quem encontrar. Claro que Raphael já tinha encontrado.

O livro se desenvolve quase que como uma caça ao tesouro, ainda mais tendo como protagonistas meninos adolescentes. Dentro da carteira, eles encontram dinheiro, uma identidade e uma carta. Curiosos com a identidade, eles vão tentar descobrir o que este homem fez e porque essa carteira é tão importante para a polícia.

O mistério em si é bem intrigante, deixa o leitor curioso e encontra um final. Mas o mais interessante é o quanto o envolvimento com os personagens se desenvolve rápido e profundamente. O tom dos personagens passa, também, para o leitor.

Como meninos curiosos, eles tratam tudo como um mistério, com muita intriga. E, por vezes, acabam encontrando violência, como era esperado já que eles são do lixão, mas o otimismo e a curiosidade se impõem. Dão ao livro um tom feliz, embora com cenas violentas e tristes.

O mistério acaba levando os personagens a se afundarem cada vez mais, levando junto consigo várias pessoas. Envolvendo políticos, envolvendo polícia, envolvendo vingança, envolvendo um padre e até mesmo uma professora.

Eu gostei muito dessa leitura e gostei mais ainda de saber que em breve será lançado um outro livro deste autor aqui no BR. Adorei conhecer esses personagens e os sentimentos que eles me trouxeram. Um ótimo livro!

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.