Pular para o conteúdo principal

Projeto 1001 #8 | O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson

Editora: Martin Claret
Páginas: 536
Estrelas: ✬✬✬
Skoob
Publicado originalmente em 1886 com o título de The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde

As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?
Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.
O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.


Eu li esse livro meio no improviso por ter esquecido de pegar meu kindle para viajar. Numa passada da livraria da rodoviária, dei de cara com essa edição que já tinha chamado minha atenção em outras livrarias. Resolvi comprar e ler.

Li esse livro num dia extremamente "de terror". Chuva açoitando a janela, um frio acentuado e aquela escuridão característica de dias chuvosos. 

A sinopse faz um ótimo apanhado da história, que é um mistério acerca do Mr. Hyde. Ele é contado da perspectiva do Mr. Utterson, advogado e grande amigo do Dr. Jekyll que inclui o misterioso Mr. Hyde em seu testamento, para suas propriedades serem herdadas em caso de sua morte ou desaparecimento.

Mr. Utterson acha estranha a colocação de palavras. Como assim desaparecimento? Ainda mais tendo ouvido uma história muito suspeita sobre o tal Mr. Hyde, quando ele teria maltratado uma criança. Para complicar a situação, acontece um assassinato.

Eu acredito que o terror dele se dê da mesma maneira que o terror em O Retrato de Dorian Gray, um terror mais sutil e psicológico. Daqueles que tu tens de te colocar na situação do personagem para entender os horrores do que aconteceu.

Não posso deixar de comentar que eu gostaria que esse livro tivesse algumas páginas a mais. Se o autor se estendesse um pouco mais sobre as depravações do personagem, se prolongasse o mistério por mais alguns parágrafos, se desse um gostinho maior da história. Eu prefiro romances do que contos, vocês sabem, e esse livro é pouco maior que um conto.

Creio que vale a leitura para os amantes do terror, para quem gostou de Dorian Gray e se interessa por livros mais voltados para o psicológico. Não espere sustos, mas pode aguardar por aquela angústia, ânsia de descobrir o que está acontecendo.

Vale um comentário sobre essa edição. O livro ocupa umas 60/70 páginas dela, sendo o mais curtinho. Ela tem páginas amareladas e uma diagramação pequena, porém, confortável. É leve para um livro de 500 páginas, proporciona uma leitura gostosa até com uma mão.

E você? Já leu? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

  1. Estou bastante interessada em ler esse livro! Acabei de ver uma resenha da tatiana feltrin e acho que vou gostar de ler.. Me espantei com a quantidade de páginas...
    Infelizmente não vai dar pra ler agora..
    Vou aguardar sua resenha dos oitros livros..
    To com frankestein aqui e só falta tomar vergonha na cara!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não se assuste com as páginas. Ele é super curtinho, só essa minha edição que traz o Frankenstein e o Drácula que ficou gordinha hehe
      Bjs!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Resenha | A Arte de ter Razão - Arthur Schopenhauer

Editora : Faro Editorial Páginas : 128 Estrelas : ✬✬✬ Skoob Publicado em 1831. A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra. Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer. Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro