Pular para o conteúdo principal

Filme | Mesmo Se Nada Der Certo

Olá, tudo certo por ai?

                Então, dessa vez vamos de comédia romântica, com uma boa dose de música. Mas antes, como sempre, fichinha técnica:

Título Original: Begin Again
Lançamento: 18 de Setembro de 2014
Com: Mark Ruffalo, Keira Knightley, Adam Levine, CeeLo Green e mais
Dirigido por: John Carney
Duração: 104 minutos
Gênero: Comédia, Drama e Música.
Sinopse: Uma cantora (Keira Knightley) se muda para Nova Iorque, mas logo após chegar no local, seu namorado americano decide terminar o relacionamento. Em plena crise, ela começa a cantar em bares, até ser descoberta por um produtor de discos (Mark Ruffalo), certo de que ela pode se tornar uma estrela.





                Nesta comédia romântica que por vezes não é comédia, muito menos romântica. Todos os personagens centrais são perdedores: Dan é um produtor musical falido e pai divorciado, Gretta levou um fora do namorado, Steve é um talentoso musico que vive de tocar e ganhar moedas na rua, Violet filha de Dan é uma adolescente pouco popular e ignorada pelos guris da escola, e sua mãe, Miriam apostou tudo em uma paixão fugaz que não vingou. Mas ao contrário das grandes comédias românticas, a ideia do filme não é fazer com que seus personagens se tornem famosos, ricos e vencedores, mas sim garantir que encontrem satisfação na vida que tem.
                As situações do filme são bastante especificas, e o roteiro sabe trabalhar com o seu grupo de artistas idealistas. São indivíduos politizados, defensores de utopias sociais, do tipo que dificilmente frequente uma comédia romântica. Mas o diretor, e roteirista e todo mundo tem uma grande ternura por esses sonhadores, e em momento algum os trata como ingênuos.
                Uma prova disso tudo, é a beleza da cena inicial, contata de três maneiras diferentes: a primeira vez, pelos olhos externos do publico, ainda com pouco contexto, depois pelo ponto de vista de Dan, e pra finalizar pelos olhos de Gretta. Só desse modo, o espectador pode reler o momento do bar de maneira completa, como um encontro tão improvável quanto essencial na vida desses personagens. Mais uma vez, nada de heroísmo das comedias românticas, apenas o fruto de um acaso.
                A estrutura do filme pode horas tender ao romance e ao melodrama, mas consegue sabiamente andar na linha e evitar esses dois caminhos. Não, ninguém vai aprender a ser uma pessoa melhor, e não, ninguém vai se tornar milionário e reconhecido como o melhor, bom nem todos vão ficar milionários. A evolução dos personagens são mínimas, e internas, e é nisso que nasce o valor de Mesmo Se Nada Der Certo.
                Tamanha proximidade dos personagens se traduz em ótimas atuações e ótimas cenas, os atores parecem estar de fato se divertindo muito juntos. As cenas com Dan e Gretta são sensacionais, bem feitas e de certo modo emocionantes.
                A trama torna-se um pouco mais corajosa por defender uma postura contraria ao sistema, aos artistas que vendem somente por dinheiro e fama. O carinha do Marron 5, Adam Lavine, faz uma participação bem interessante, seu personagem é quase uma caricatura de si mesmo, se é que não é. Um homem que troca a boa musica, pelo sucesso massivo com canções pop, feitas pra vender. O filme critica sabiamente esse tipo de artista, com suas futilidades e ganancia, preferindo sempre a integridade de Gretta e Dan.
                John Carney acerta mais uma vez ao filmar a música. Ele consegue construir uma série de baladas que representam com perfeição a vida de seus personagens. O filme por sua vez, é fantástico e adorável, seus personagens são muito mais complexos do que a maioria dos mocinhos e mocinhas de comédias românticas ou dramáticas.
                Mesmo Se Nada Der Certo, é um desses filmes raros de hoje em dia, que ousa e consegue tratar seus personagens como gente de carne e osso.
                E pra finalizar, minha notinha:

✬ 4 Estrelas

E você, já assistiu Mesmo Se Nada Der Certo? O que achou? Não poupe seu teclado, deixe um comentário...

Comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Eu não conhecia esse filme, mas parece aquelas comédias românticas que te fazem pensar um pouco também. Além disso, eu adoro o ator Mark Ruffalo que sempre faz ótimos trabalhos. Sem falar na música que faz parte da história.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Primeiro ano - Scott Turow

Editora : Record Páginas : 220 Estrelas : ✬✬✬✬ Skoob Publicado em 1977. Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos. Um relato dramático e um importante depoimento do autor.

Resenha | As Florestas do Silêncio - Emily Rodda

Deltora Quest - Livro 1 Editora : Fundamento Páginas : 104 Estrelas :  ✬ ✬ ✬ ✬ Skoob Publicado originalmente em 2000 com o título de The Forests of Silence O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida. Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guia-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras "Florestas do Silêncio".

Vi na Livraria | A Taberna - Émile Zola

Um livro depravado do século XIX.